A Windows Store para o Release Preview

A Windows Store para o Release Preview

  • Comments 0

Bem-vindo ao Release Preview da Windows Store. Nesta postagem, descreveremos alguns aperfeiçoamentos que fizemos na experiência do usuário. Também falaremos de algumas atualizações feitas em nossa política de certificação de aplicativos em um esforço de garantir que as diretrizes e expectativas permaneçam claras. E, é claro, queremos encorajá-lo a conhecer e explorar as centenas de aplicativos de pré-lançamento atualmente no catálogo, inclusive os primeiros detalhes dos aplicativos de desktop. Esses aplicativos são apenas o começo. Continuaremos a adicionar aplicativos durante o período da Release Preview. Ted Dworkin, Diretor de Parceiros de Gerenciamento de Programas, é o autor desta postagem.

- Antoine


Desde o surgimento da Windows Store, destacamos vários investimentos diferentes que fizemos para fornecer um catálogo fantástico de aplicativos para cada cliente do Windows e uma ótima proposta de valor global para o desenvolvedor. Mostramos de tudo, desde uma experiência do usuário que dá suporte à promoção e capacidade de descoberta de aplicativos a suporte a idiomas para licenciamento e análise de aplicativos. Afinal, um bom ecossistema da Loja depende de ótimas experiências do cliente e do desenvolvedor.

O Release Preview da Loja contém vários aperfeiçoamentos tanto para clientes como para desenvolvedores. A Loja também continua a crescer. Sabemos que temos mais aplicativos de mais localidades sendo fornecidos a catálogos de locais mais específicos. Adicionamos 33 novas localidades de envio do desenvolvedor desde o Consumer Preview e agora damos suporte a 38 mercados para envio de aplicativos com suporte para mais mercados em breve.

A Loja agora oferece um catálogo de aplicativos exclusivo para clientes em 26 mercados, aumentando o número do Consumer Preview para 21. Esse número também continuará a crescer conforme continuarmos a expandir o serviço globalmente. Nesse meio tempo, incluiremos ainda um catálogo para o "resto do mundo", para aquelas localidades às quais ainda não damos suporte.

     Home Page da Loja dos EUA 

Home Page da Loja da China

 

Home Page da Loja do Brasil

Aperfeiçoamentos na navegação

Os comentários do Consumer Preview ajudaram a identificar um conjunto de desafios de navegação que precisamos resolver. Quando exploravam as categorias, os clientes tinham dificuldade para descobrir como voltar à home page principal da Loja. Fornecemos um link da Página Inicial, mas os usuários ainda não viam.

Uma captura de tela da Windows Store mostrando o link da Página Inicial difícil de encontrar

Além disso, os clientes sofriam para encontrar a lista de aplicativos que tinham adquirido com a finalidade de instalá-los em PCs adicionais. Isso prejudicava a capacidade de permitir que os clientes baixassem aplicativos em vários PCs e sincronizassem as configurações entre eles. Resolvemos os dois problemas — como ir à página inicial e onde se encontra a lista de meus aplicativos — usando a capacidade do estilo Metro para navegação: uma barra de navegação. Com base em comentários anteriores de clientes, a barra de navegação ajudou a resolver esses dois problemas críticos de navegação.

Windows Store com a Barra de Navegação

Aprimorando o gerenciamento de aplicativos

Os clientes também pediram mais controle sobre a experiência de download de aplicativos. Para tratar disso, adicionamos a solução do estilo Metro para comandos, a barra de aplicativos, ao gerenciador de downloads. Isso nos deu um local natural para mover o controle Pause (Pausar) e um lugar para o novo controle Cancel (Cancelar), que foi adicionado para o Release Preview.

Windows Store com a Barra de Aplicativos

Suporte para o contrato de Compartilhamento

Anteriormente, descrevemos como os contratos são ótimos mecanismos para a interação entre aplicativos e como o sistema operacional Windows 8 inteiro fica mais potente e interessante conforme mais aplicativos usam mais contratos. Com a versão Release Preview da Loja, mantemos esse ritmo dando suporte ao contrato de Compartilhamento, que permite que você compartilhe informações sobre aplicativos com amigos e familiares diretamente da página de detalhes do aplicativo.

A Windows Store agora dá suporte ao contrato de Compartilhamento

Esses são apenas alguns dos aperfeiçoamentos mais aparentes à experiência da Loja que fizemos com base nos comentários do Consumer Preview. Há milhares de aperfeiçoamentos menores nesse pré-lançamento que incluem desde desempenho a animações, layouts de home page e acabamento visual.

Aplicativos de desktop

Um acréscimo importante: os detalhes dos aplicativos de desktop aparecerão na Loja pela primeira vez em 1º de junho. Os clientes poderão pesquisá-los ou encontrá-los dentro de categorias, assim como acontece com os detalhes dos aplicativos estilo Metro.

Aplicativo de desktop na Windows Store2

Esses são apenas os detalhes. Os aplicativos de desktop em si são distribuídos pelo desenvolvedor ou por um revendedor, como sempre acontece. As páginas de detalhes apresentam um link, fornecido pelo desenvolvedor, no local de distribuição. A manutenção de aplicativos de desktop continua sendo feita entre o desenvolvedor e o cliente e não se dá por meio da Loja.

Em breve, publicaremos uma entrada no blog explicando melhor os requisitos de certificação e o processo de fornecimento de detalhes dos aplicativos de desktop.

Acréscimos e revisões de políticas

Publicamos pela primeira vez as políticas de certificação de aplicativos no Evento de Pré-estreia da Loja, onde também reiteramos o nosso compromisso com a transparência na parceria com os desenvolvedores.

Para o Release Preview, revisamos várias políticas para aumentar a eficiência do desenvolvedor e incluímos várias políticas novas. Conforme atualizamos as políticas, mantivemos um histórico de revisão para aumentar a consideração com o conteúdo. Falarei sobre algumas das principais alterações agora (e observe que, sempre que fizermos grandes alterações, as publicaremos neste blog para destacá-las e explicá-las melhor).

Examinamos várias questões sobre a relação entre aplicativos estilo Metro e sites relacionados, por isso fizemos uma atualização da política 2.4 para esclarecer isso. O objetivo é garantir experiências ricas e satisfatórias dentro do aplicativo e limitar a mudança de contexto para realizar tarefas. Agora, a política 2.4 é a seguinte:

2.4 As experiências principais que seu aplicativo proporciona devem ocorrer dentro do aplicativo

Adicionamos alguns esclarecimentos às políticas 3.5 e 3.6 sobre o suporte à entrada e em relação às capacidades do sistema. Essas políticas foram criadas para garantir a previsibilidade e potência à experiência em cada dispositivo habilitado para o Windows 8. Também adicionamos uma considerável orientação de design desde o Consumer Preview para explicar melhor nossos princípios e fornecer instruções específicas para ajudar na implementação. Agora, as políticas 3.5 e 3.6 são as seguintes:

3.5 O aplicativo deve fornecer suporte total à entrada a toque, assim como à entrada por teclado e mouse.

O aplicativo deve fornecer feedback visual quando os usuários tocam em elementos interativos.

Seu aplicativo não pode usar um gesto de interação de maneira diferente de como o Windows usa o gesto. A linguagem de toque do Windows 8 está descrita no Design de interação por toque.

3.6 O aplicativo deve usar os mecanismos fornecidos pelo sistema para aqueles recursos que os têm

O seu aplicativo deve dar suporte ao layout ajustado. Na orientação de paisagem, a funções do aplicativo devem estar totalmente acessíveis quando a resolução de tela do aplicativo é 1024 x 768. O aplicativo deve permanecer funcional quando o cliente ajusta e desajusta o aplicativo.

O aplicativo não deve ser fechado programaticamente nem oferecer possibilidades de interface do usuário para fechá-lo. O Gerenciamento do Tempo de Vida do Processo do Windows 8 fecha os aplicativos estilo Metro automaticamente.

O aplicativo deve suspender e continuar com um estado razoável.

Se seu aplicativo implementar uma barra de aplicativos, essa barra deverá aparecer com um passar de dedo de baixo para cima.

Se seu aplicativo implementar uma barra de navegação, essa barra deverá aparecer com um passar de dedo de cima para baixo.

Também expandimos as políticas relacionadas ao suporte às transações para ajudar a garantir que os clientes conheçam o provedor da transação e possam fazer as compras com mais confiança. Isso se refere apenas aos aplicativos que usam provedores de comércio externos da Loja. Atualizamos a política 4.7:

4.7 Se usar um provedor de transação que não seja a Loja, você deve identificar o provedor no momento da operação ou quando recolher qualquer informação de pagamento do cliente

Se o aplicativo usar o namespace Windows.ApplicationModel.Store para compras no aplicativo, esta mensagem será fornecida para você. Se o aplicativo usar qualquer outro método para compras no aplicativo ou coletar pagamentos, ele deverá exibir uma mensagem para o cliente informando que você é responsável pela transação e não pela Windows Store.

Por exemplo, nas compras em aplicativo feitas de aplicativos produzidos pela Contoso que não usam a Windows Store para a transação exibiriam uma mensagem como, "Este item está disponível na Contoso" no momento da transação.

E adicionamos a política 4.8:

4.8 Se seu aplicativo não usar o namespace Windows.ApplicationModel.Store para compras no aplicativo, seu aplicativo deve solicitar ao usuário autenticação para permitir que uma operação seja realizada.

O aplicativo pode oferecer ao usuário a capacidade de salvar esta autenticação, mas o usuário deve ter a capacidade de requerer uma autenticação em cada operação ou desativar transações em aplicativos.

Finalmente, fizemos várias revisões menores para melhorar a legibilidade e a compreensão. Nossas políticas de certificação abrangem um documento vivo e continuaremos a desenvolvê-lo tendo em mente o melhor interesse de desenvolvedores e clientes.

Aplicativos

Na verdade, porém, este Release Preview se propõe a colocar mais aplicativos no catálogo e nas mãos dos clientes. Essa é a melhor maneira para os desenvolvedores experimentarem a plataforma, para os clientes interagirem no Preview e para nós continuarmos a crescer e preparar todos os aspectos do serviço para ampliar a disponibilidade.

Estamos empolgados por oferecer vários novos aplicativos em diversos idiomas, todos gratuitos e prontos para download imediato. Apresentamos alguns aqui, a começar pelo sempre interessante Fruit Ninja.

       

Captura de tela do Fruit Ninja

O Windows 8 é uma ótima plataforma de jogos, mas é uma versão "sem compromisso" e os aplicativos estilo Metro também são para produtividade. Também estamos empolgados por oferece o aplicativo Box no Release Preview.

Box

Embora vários aplicativos tenham um apelo universal, queremos garantir que haja um ótimo suporte para aplicativos destinados a determinados mercados ou interesses. A Major League Soccer (Liga principal de futebol dos EUA e do Canadá) forneceu um ótimo aplicativo de Release Preview — sofisticado, imersivo e intuitivo.  
Captura de tela da Major League Soccer

O nosso modelo de aplicativo imersivo em tela inteira e sem controles é ideal para exibir conteúdo. Estamos felizes pelo aplicativo Financial Times estar disponível neste Release Preview para dar-lhe acesso a notícias sobre negócios e ajudá-lo a se manter atualizado sobre a economia global.

Captura de tela do Financial Times

E, conforme ampliamos o suporte a idiomas na Loja para os mercados de desenvolvedores e ofertas do catálogo de consumidor, vemos cada vez mais desenvolvedores aproveitando as oportunidades do mercado e o suporte a idiomas na plataforma.

Captura de tela da Larouse

youdou_screenshot3

Esses são apenas alguns dos muitos aplicativos novos que possuímos no catálogo. Aguardamos os seus comentários. Enquanto isso, faremos um pequeno intervalo, talvez consideremos o uso do Cocktail Flow e, depois, voltaremos a trabalhar com afinco na próxima liberação pública.

Captura de tela do Cocktail Flow

Para saber mais sobre outras alterações que fizemos, confira o blog de desenvolvedores de aplicativos do Windows. E, enquanto isso, aproveite os aplicativos!

-- Ted

  • Loading...
Leave a Comment
  • Please add 3 and 3 and type the answer here:
  • Post