Anunciamos na semana passada que começamos a aceitar aplicativos de desktop para os detalhes na Loja. Você verá esses aplicativos na Loja muito em breve. Atualmente, limitamos quem pode enviar aplicativos de desktop a um pequeno número de parceiros. Conforme nos aproximarmos da versão final do Windows 8, aumentaremos o acesso do desenvolvedor à Loja, portanto queremos reservar alguns minutos para falar sobre como detalhamos os aplicativos de desktop e como é o processo de envio. Carla Di Franco, gerente de programas da equipe de compatibilidade de dispositivos e aplicativos, é a autora desta postagem.

-- Antoine


Ao descrevermos os princípios de design da Windows Store, explicamos como é fácil descobrir os aplicativos de desktop e estilo Metro. Nesta postagem do blog, explicaremos como os aplicativos de desktop serão exibidos na Windows Store aos clientes, como o processo de envio funciona para os desenvolvedores e como o envio de um aplicativo de desktop se diferencia do envio de um aplicativo estilo Metro.

Em poucas palavras, os aplicativos de desktop são aplicativos executados na área de trabalho do Windows e não seguem o estilo Metro. Agora que a Windows Store mostra os detalhes dos aplicativos de desktop, os clientes podem pesquisá-los, navegar por suas informações descritivas e adquiri-los no site do desenvolvedor usando um link fornecido na página de descrição do produto na Windows Store.

Jonathan Garrigues já fez uma ótima postagem no blog sobre o envio de aplicativos estilo Metro para a Windows Store. Ele explicou os princípios básicos do processo de envio e as decisões de design tomadas para criá-lo. Usarei as informações dele como ponto de partida e me concentrarei nas diferenças que você verá ao enviar aplicativos de desktop à Windows Store.

Qual a aparência dos aplicativos de desktop na Windows Store?

Se você já viu blocos de aplicativo estilo Metro na Windows Store, você tem uma ideia do seu visual e de como é possível clicar em um para acessar a página de descrição de produto de um aplicativo para obter mais informações. Os aplicativos de desktop detalhados na Windows Store também são acessíveis pelos blocos, mas a aparência dos blocos é um pouco diferente. Em primeiro lugar, você notará que os preços dos aplicativos não estão detalhados. Não incluímos os preços porque a Windows Store não lida com o processo de aquisição de aplicativos de desktop. (Na verdade, os aplicativos de desktop não estão disponíveis para download na Windows Store, estão apenas detalhados). O bloco também esclarece que o aplicativo é um aplicativo de desktop.

Aplicativos de desktop mostrados nos resultados de pesquisa juntamente com aplicativos estilo Metro.

Quando os clientes clicam no bloco de um aplicativo de desktop, eles veem uma página de descrição de produto com informações sobre o aplicativo de desktop muito similar à página de descrição do aplicativo estilo Metro. A principal diferença é que o cliente clica em um link que o direciona para fora da Windows Store para adquirir um aplicativo de desktop — o desenvolvedor fica a cargo da experiência de aquisição (paga ou gratuita).

Um exemplo dos detalhes do aplicativo de desktop na Windows Store.

O processo de envio de aplicativo de desktop

Ao enviar um aplicativo de desktop à Windows Store, você não carrega o aplicativo em si. Em vez disso, a primeira coisa que você precisa fazer é executar o Kit de Certificação de Aplicativos Windows. Em seguida, você nos envia os resultados gerados pelo kit. Após aprovarmos esse arquivo de resultados, você poderá enviar os detalhes do aplicativo à Loja. Esses detalhes contêm:

  • Informações descritivas sobre o aplicativo (o que chamamos de dados de detalhes do aplicativo).
  • Um URL para o site em que o cliente pode adquirir o aplicativo

Em geral, isso é o que você faz para que um aplicativo de desktop seja detalhado na Loja:

  1. Inscreva-se em uma Conta de Empresa de Dashboard de Hardware/Desktop.
  2. Usando essa conta, envie os resultados do Kit de Certificação de Aplicativos Windows.
  3. Após aprovarmos os resultados, envie o aplicativo à Windows Store.
  4. Inscreva-se enquanto empresa em uma conta de desenvolvedor da Windows Store usando a mesma conta da etapa 1.
  5. Os aplicativos aprovados que passaram no Kit de Certificação de Aplicativos Windows serão mostrados no dashboard da área de trabalho e estarão prontos para serem enviados à Windows Store.
  6. Crie informações detalhadas para a Windows Store e as envie para Certificação da Windows Store.
  7. Após o aplicativo passar na Certificação da Windows Store, ele será detalhado na Windows Store.

Vejamos algumas dessas etapas mais detalhadamente.

Inscrever-se em uma conta de empresa

Ao se registrar em uma conta de desenvolvedor na Windows Store, você pode optar por criar uma conta individual ou uma conta de empresa. Embora os desenvolvedores de aplicativo estilo Metro possam selecionar as duas opções, os desenvolvedores de aplicativo de desktop devem criar uma conta de empresa para estarem qualificados a detalhar os aplicativos de desktop na Windows Store.

Enviar os resultados do Kit de Certificação de Aplicativos Windows

Ao enviar um aplicativo de desktop, você deve primeiro enviar os resultados do Kit de Certificação de Aplicativos Windows. Após confirmarmos esses resultados, seu aplicativo será mostrado na página do dashboard. Ali, você poderá enviar os detalhes do aplicativo à Windows Store.

Uma exibição do dashboard de desenvolvedor da Windows Store mostrando aplicativos de desktop

Usamos alguns dos dados incluídos nesses resultados na página do dashboard do portal da Windows Store. No entanto, como você não carregou os aplicativos de desktop na Windows Store, será necessário nos fornecer informações adicionais sobre eles. (Para os desenvolvedores de aplicativos estilo Metro, obtemos essas informações diretamente do manifesto do aplicativo.) O dashboard da Windows Store ajuda a explicar quais informações são necessárias, mas falaremos sobre algumas delas aqui e explicaremos algumas das áreas mais complexas.

Preços de aplicativos

Uma das coisas mais importante sobre um aplicativo é o preço. Como já mencionei, a Windows Store não lida com a comercialização de aplicativos de desktop. Mesmo assim, exigimos que os desenvolvedores de aplicativo de desktop selecionem um preço (gratuito ou pago) durante o envio. Dessa forma, podemos ter certeza de que o aplicativo será mostrado corretamente quando os usuários o classificarem e filtrarem pelo preço na interface de usuário da Windows Store.

Estabelecer o preço certo poderá ser difícil, se você já vende seu aplicativo por preços diferentes em mercados diferentes. A Windows Store executa automaticamente uma conversão direta de moeda para aplicativos de desktop e estilo Metro, mas isto não contabiliza preços reais distintos do aplicativo. Em situações como esta, recomendamos que você escolha a faixa de preço que reflita com mais precisão o preço médio do seu aplicativo em todos os mercados em que é vendido. Isso garantirá que ele seja mostrado como um aplicativo pago na Windows Store, bem como nos resultados de pesquisa com outros aplicativos na mesma faixa de preço ou em uma faixa de preço similar.

Mercados e idiomas

O Windows é um produto global com uma enorme oportunidade de mercado para os desenvolvedores. Na Loja, lhe oferecemos a opção de detalhar seu aplicativo de desktop em inúmeros mercados e idiomas diferentes. (Na Windows Store, os mercados se referem às áreas geográficas no mundo onde você pode vender um aplicativo a um usuário do Windows 8 e aos idiomas nos quais os aplicativos são descritos aos clientes.) Há caixas de seleção separadas fornecidas para selecionar os mercados e idiomas durante o processo de envio. As caixas selecionadas aqui afetam quem pode ver os detalhes do aplicativo na Windows Store. Uma boa regra a ser seguida é a de que em qualquer mercado selecionado, os clientes nesse mercado possam ver os detalhes do aplicativo. Consequentemente, você precisa escolher os mercados com muito cuidado, sem perder de vista como a venda do aplicativo é feita no site de sua empresa para o mercado local.

A qualquer momento após a publicação de um aplicativo na Windows Store, você poderá optar por adicionar ou remover um mercado para os detalhes do aplicativo ou excluir os detalhes do aplicativo por completo. Para remover os detalhes do aplicativo da Loja, basta desmarcar todos os mercados. Após isto ser concluído e sua opção enviada, você ainda poderá ver os detalhes do aplicativo no dashboard da Windows Store, mas eles não estarão visíveis para os clientes. Para detalhar o aplicativo novamente, selecione outra vez os mercados apropriados e os reenvie. Após a certificação, os detalhes do aplicativo serão mostrados de novo Windows Store.

Você também pode escolher os idiomas aos quais seu aplicativo oferece suporte, independente da disponibilidade do mercado. Para cada idioma escolhido, você precisará preencher uma página de descrição específica do idioma para os detalhes do aplicativo. Nessa página de descrição específica do idioma, você também fornecerá os links para a página de aquisição para que os clientes possam adquirir o aplicativo diretamente. Por exemplo, se você escolher inglês e alemão na lista de idiomas, precisará completar duas páginas de descrição, uma para cada idioma. Com as páginas de descrição em idiomas diferentes, não somente há uma probabilidade maior de que os clientes vão ler sobre um aplicativo em seu próprio idioma, mas também que poderão obter o aplicativo de um site designado ao seu idioma ou mercado.

Uma listagem de vários idiomas que você pode selecionar ao enviar um aplicativo de desktop.

Depois de selecionar os idiomas para os detalhes do aplicativo, você deve completar essas páginas de descrição antes de concluir o processo de envio. Recomendamos que você preencha pelo menos uma página de descrição específica do idioma para cada mercado que escolher. Outra maneira de fazer isso é preencher uma página de descrição específica do idioma para cada idioma em que o aplicativo foi traduzido para que os clientes possam adquirir a versão do aplicativo no idioma certo.

Página de compra do aplicativo

Como parte do processo de envio, você deve fornecer o URL de uma página de compra para o aplicativo. Este URL é um link que envia o usuário diretamente para a página em que um cliente poderá adquirir seu aplicativo com o menor números de cliques possível. Este é um ótimo recurso para os clientes: se você lhes fornecer uma maneira clara e fácil de adquirir o aplicativo, já estará deixando uma excelente impressão ao oferecer uma experiência de aquisição clara e simples.

Ao enviar um aplicativo de desktop, você deve fornecer um URL de compra para sistemas de 32 bits e 64 bits. Este URL pode ser o mesmo para os dois.

Durante o processo de envio do aplicativo, solicitamos que você forneça um URL para os usuários que precisam da versão x86 de um aplicativo e outro para aqueles que precisam da versão x64. No Release Preview, os dois campos de URL são obrigatórios e devem corresponder à versão do Windows executada por um usuário. Se a página de aquisição for a mesma para os dois, recomendamos que você use o mesmo URL nos dois campos. A Windows Store detecta quando um usuário está executando a versão x86 ou x64 do Windows e os usuários somente podem ver os aplicativos que correspondem a essa versão.

Descrição do aplicativo

Compreendemos que, na maioria dos casos, você talvez já tenha uma experiência de aquisição disponível para os aplicativos fora da Windows Store, incluindo informações específicas de produto e marketing. A experiência do usuário será aprimorada, se esse conteúdo for equilibrado e consistente com a página de aquisição e a página de detalhes do aplicativo na Loja. Obviamente, recomendamos que você crie os detalhes do aplicativo para motivar os usuários a obterem seu aplicativo. Há várias maneiras de se fazer isso na Windows Store, mantendo ao mesmo tempo os detalhes na página de aquisição. Também temos uma grande quantidade de ótimas diretrizes fornecidas no centro do desenvolvedor de aplicativos estilo Metro para descrição de aplicativos na Windows Store. Incentivamos o uso desses recursos por você quando estiver pronto para detalhar seu aplicativo.

Estamos empolgados em fornecer essa ferramenta promocional aos desenvolvedores de desktop. Esperamos receber seus comentários e ótimos resultados quando você enviar os aplicativos de desktop para detalhamento na Windows Store.

--Carla