Ganhe dinheiro com seus aplicativos por meio da Windows Store

Ganhe dinheiro com seus aplicativos por meio da Windows Store

  • Comments 2

Anteriormente, discutimos como o Windows 8 é a maior oportunidade de plataforma disponível para desenvolvedores. Esta postagem do blog mostra como você pode aproveitar essa oportunidade aprofundando-se em como os preços e o pagamento funcionam, bem como fornecendo exemplos das opções para ganhar dinheiro com os aplicativos. Arik Cohen, gerente de programas geral da equipe de comércio e licenciamento, é o autor desta postagem.

--Antoine


Atualmente, todos os aplicativos que estão disponíveis na Windows Store são gratuitos para clientes que desejam adquiri-los - mantendo a visualização original das versões do Windows 8 até hoje. No Windows 8 RTM (liberação para fabricação), todos os desenvolvedores que se inscrevem em uma conta da empresa e que vivem em um dos países com suporte poderão publicar e oferecer aplicativos pagos.

Como funcionam os preços de aplicativos

Você, como desenvolvedor do aplicativo, estará sempre no controle dos preços do aplicativo. Ao carregar o aplicativo, você define o preço (e o preço de qualquer oferta no aplicativo que ele oferece) selecionando uma faixa de preço. A faixa de preço é de $ 1,49 a $ 999,99. É possível ver toda a lista de faixas de preço no Centro de Desenvolvimento. A moeda que escolher na faixa de preço é baseada na moeda que a Windows Store suporta no país onde você fez a inscrição.

A faixa de preço garante que um preço equivalente será selecionado para vender o aplicativo em qualquer moeda com suporte pela Loja. Os preços locais derivam das taxas de câmbio e são arredondados para fornecer a precisão adequada dos padrões de uma determinada moeda.

Captura de tela mostrando a página do dashboard da Windows Store em que você define a faixa de preço do aplicativo'.

Como funciona o pagamento

Se estiver planejando o carregamento de aplicativos pagos, será necessário fornecer informações sobre impostos (preenchendo os formulários de imposto da Receita Federal com base no país de residência e na cidadania) e de uma conta bancária em que as rendas podem ser depositadas. (A próxima postagem no blog entrará em detalhes sobre os dados que devem ser fornecidos).

Os pagamentos são processados mensalmente para todas as transações qualificadas. As transações são qualificadas para pagamento 30 dias após a compra ter sido feita. Para receber um pagamento, tudo que você precisa fazer é acumular $ 200 ou equivalente em vendas de aplicativos que ainda não foram pagos. Lembre-se de que as vendas de aplicativos representam o valor total vendido, enquanto as receitas do aplicativo representam o valor vendido menos a taxa da Loja. As taxas da Loja também são calculadas por transação. Essas taxas são baseadas em 30% do preço do aplicativo até que o aplicativo atinja $ 25.000 ou equivalente do tempo de vida de vendas (reunidas das vendas do aplicativo e compras no aplicativo), quando são alteradas para 20% do preço do aplicativo.

Informações sobre como as condições de pagamento permitem a criação de excelentes aplicativos e geram oportunidades bastante econômicas podem ser encontradas na Seção 5 do Contrato do desenvolvedor de aplicativo, disponível no Centro de Desenvolvimento.

Opções de monetização

Os termos e processos acima se aplicam a qualquer transação que utiliza nossa plataforma. No entanto, um desenvolvedor tem uma série de opções para decidir como monetizará o aplicativo, conteúdo e serviços. Vejamos alguns dos diferentes modelos que você pode escolher:

  • Versão de avaliação com fácil conversão para a versão paga e completa do aplicativo
  • Compras no aplicativo permitem a monetização ao longo do tempo
  • Anúncios no aplicativo
  • Cobrança por meio dos próprios mecanismos existentes

Versões de avaliação com fácil conversão

Os desenvolvedores da Collecting Smiles são os criadores do excelente aplicativo de pintura Colors. Eles têm interesse em vender esse aplicativo para usuários por um preço específico, mas desejam assegurar que TODOS os usuários tenham a capacidade de visualizar a ótima funcionalidade do aplicativo e sejam atraídos a fazer uma compra. Eles decidiram oferecer uma versão de avaliação do aplicativo totalmente funcional por um período limitado, a fim de permitir que os usuários comecem a usá-lo. No Windows Phone, vimos que os aplicativos com versões de avaliação obtiveram um valor de receita de aplicativos 5 vezes maior do que aqueles sem versões de avaliação.

Selecionando uma versão de avaliação de sete dias ao carregar seu aplicativo, todos os usuários estarão permitidos a clicar no botão Experimentar na página de descrição do aplicativo para obter acesso ao aplicativo antes de decidir comprá-lo.

A página Detalhes do aplicativo do aplicativo Colors

Ao usar a funcionalidade da versão de avaliação da Loja, o desenvolvedor do aplicativo recebe:

  • Análise para mostrar o processo de conversão
  • Uma base de código exclusiva que se destina aos clientes da versão de avaliação e aos que compram a versão completa. Isso permite que os clientes façam uma perfeita transição da versão de avaliação para a versão completa sem a necessidade de inserir dados novamente, migrar as configurações ou ter que se acostumar com outro aplicativo.
  • Funcionalidade do sistema que impede que a versão de avaliação seja iniciada depois que ela expira
  • Acesso a um conjunto de APIs que leva em conta o aviso aos clientes que comprarem a versão completa do aplicativo

A tela do aplicativo da versão de avaliação do aplicativo Colors. Nesta tela, o usuário pode escolher se deseja continuar na versão de avaliação ou comprar o aplicativo.

Saiba mais sobre Como criar uma versão de avaliação do seu aplicativo no Centro de Desenvolvimento.

Compra no aplicativo

Compras no aplicativo facilitam a coleta de receita adicional dos clientes, conforme agregam valor ao aplicativo. É possível vender o acesso a novas funcionalidades e fornecer recursos adicionais para comprar as versões do aplicativo no futuro.

Por exemplo, na Attack Pattern, os desenvolvedores do aplicativo de entretenimento infantil Sticker Tales oferecerão o aplicativo gratuitamente na Loja. Isso permite que os usuários acessem todos os jogos e conteúdo do pacote Farm (que está disponível para você aproveitar no Windows 8 Release Preview hoje mesmo). No entanto, conforme as crianças acessam o conteúdo adicional - como o pacote Unicorn ou Stunt Cars - os pais podem comprar a funcionalidade adicional facilmente no aplicativo. Toda compra no aplicativo requer que o usuário insira a senha da conta da Microsoft para garantir que está fazendo a compra intencionalmente.

O aplicativo Sticker Tales e a demonstração da capacidade de fazer compras no aplicativo

Um exemplo de como o Windows 8 exibe a tela de confirmação antes que seja feita a compra no aplicativo.

Saiba mais sobre como oferecer suporte a compras no aplicativo dentro de seu aplicativo, no Centro de Desenvolvimento.

Anúncios

Muitos aplicativos optam por ganhar dinheiro usando anúncios ao contrário de cobrar diretamente dos clientes no momento do download ou durante o uso do aplicativo. É possível usar qualquer provedor de anúncios que atenda aos requisitos técnicos de certificação do desenvolvimento de um aplicativo do Windows 8.

A Microsoft oferece o SDK de anúncios do Windows 8 para facilitar a integração de anúncios aos aplicativos do Windows 8.

Usando seu próprio sistema de cobrança

Seu aplicativo e serviços dependem de um determinado provedor de transações ou se beneficiam dos laços com outras linhas de negócios. Os clientes querem a confiança e a eficiência de uma experiência de transação confiável e familiar. É possível usar seu próprio provedor de transações com o aplicativo para oferecer a experiência que os clientes esperam.

Se estiver usando a Windows Store como provedor de transações, será necessário assegurar que o aplicativo atende a todos os requisitos de certificação, como:

  • Identificação do provedor de transações para o usuário durante a confirmação da compra
  • Solicitação do usuário para autenticação antes do processamento da transação
  • O processador de pagamentos deve atender ao Padrão de segurança de dados PCI atual

Detalhes completos de todos os requisitos de certificação do aplicativo Windows 8 podem ser encontrados no Centro de Desenvolvimento.

Validação de uma compra a partir dos servidores

O aplicativo geralmente pode solicitar o acesso a conteúdo específico e/ou a funcionalidades às quais um determinado cliente tem acesso. Se deseja validar que um determinado cliente realmente comprou a funcionalidade, é possível usar a funcionalidade de confirmação da Loja para validar uma determinada compra.

É possível obter um recibo XML assinado onde quer que inicie a compra por meio do RequestAppPurchaseAsync ou RequestProductPurchaseAsync ou solicitar um diretamente por meio do GetAppReceiptAsync.

<Receipt xmlns="http://schemas.microsoft.com/windows/2012/store/receipt" 
Version="1.0"
ReceiptDate="2012-03-15T11:34:05-08:00"
ReceiptDeviceId="b809e47cd0110a4db043b3f73e83acd917fe1336">
<AppReceipt
Id="182A6BB6-A7CE-4040-94E9-44AF572D7FD5"
AppId="contoso.SalesApp_5q2xcn1j1t576"
LicenseType="Full"
PurchaseDate="2012-03-14T15:48:12-08:00"/>
</Receipt>

O recibo é assinado com uma assinatura XML digital padrão, que pode ser validada para garantir que partiu da Windows Store. A ID de cada elemento do recibo é exclusiva por usuário e por dispositivo que adquire o aplicativo.

O recibo pode ser usado no serviço para validar que o solicitante deve obter acesso adequadamente a um determinado conjunto de funcionalidades e/ou conteúdo. Por exemplo, se o aplicativo exigir um logon, é possível associar a compra aos dados do usuário no serviço de forma segura. Isso o permite controlar o uso de maneira confidencial em compras específicas na Loja.

Preparação e teste da estratégia de monetização

Ao desenvolver o aplicativo, será necessário testar os diversos estados comerciais, bem como assegurar que o botão "Comprar versão completa" do aplicativo seja exibido adequadamente quando um usuário estiver executando a versão de avaliação do aplicativo. O objeto CurrentAppSimulator permite acesso a todas as funcionalidades que a Loja oferece por meio do objeto CurrentApp com algumas ferramentas de desenvolvimento importantes: capacidade de simular qualquer resposta que o serviço da Loja oferece (por exemplo, disponibilidade de rede, usuário cancelado) e a capacidade de "configurar" o estado atual dos usuários por meio de um arquivo de configuração XML.

O arquivo de configuração está dividido em duas partes:

  • Informações sobre os detalhes - oferece os dados que normalmente seriam fornecidos por meio do serviço da Loja com a descrição mais recente e informações sobre preços do aplicativo e produtos no aplicativo.
  • Informações sobre a licença - oferece o estado do usuário para todas as compras disponíveis a partir do aplicativo.

Para obter mais informações sobre como usar o CurrentAppSimulator, visite o Centro de Desenvolvimento ou pesquise no Aplicativo da versão de avaliação e exemplo de compra no aplicativo.

É importante observar que a funcionalidade do CurrentAppSimulator NÃO estará disponível no aplicativo quando tiver sido enviada para a Loja. Se o aplicativo solicitar qualquer uma dessas funcionalidades ao ser executado com uma licença válida de usuário, o aplicativo interromperá a certificação e gerará uma exceção no código.

Oportunidade econômica

Com mais de 630 milhões de licenças vendidas até hoje, em mais de 200 países e regiões do mundo inteiro, o Windows tem um alcance global incomparável. Juntamente com a flexibilidade das opções de monetização que a Loja oferece, o Windows 8 representa a maior oportunidade para o desenvolvedor em qualquer plataforma.

Estamos ansiosos para ver os aplicativos que você criará!

--Arik Cohen

  • Loading...
Leave a Comment
  • Please add 2 and 2 and type the answer here:
  • Post