Na GDC, desenvolvedores de jogos revelam sucesso no Windows 8

Na GDC, desenvolvedores de jogos revelam sucesso no Windows 8

  • Comments 0

Esta semana acontecerá a Game Developers Conference (Conferência de desenvolvedores de jogos) em São Francisco. Estamos aguardando ansiosamente por todos os novos títulos que chegarão à Windows Store. No entanto, o mais interessante para os criadores de aplicativos são as novas maneiras da alcançar os milhões de clientes do Windows 8 e conquistar o maior retorno possível de seus investimentos.

Em novembro, conversamos com Halfbrick Studios, Arkadium e Oceanhouse Media sobre suas experiências com desenvolvimento de jogos para Windows 8.

Esta semana, na Game Developers Conference (GDC), a Halfbrick falou mais sobre seu sucesso com o Windows 8.

  • Halfbrick fica com 80% do valor de cada compra. Uma vez que cada aplicativo passa de US$ 25.000 em receita total durante o tempo de vida útil do título, os desenvolvedores ficam com 80% do valor de todas as vendas. A Halfbrick é uma de várias empresas desenvolvedoras de jogos que já ultrapassaram essa marca.
  • A Halfbrick tem suporte para controle tanto por toque como por mouse e teclado, o que torna o aplicativo acessível aos usuários dos diversos dispositivos com Windows 8. Como Richard McKinney, diretor técnico da Halfbrick, destacou, "no Windows 8, o suporte para controle por toque ou mouse é exatamente a mesma coisa. Ao mudarmos para o Windows 8, eu estava um pouco preocupado com a variedade de fatores forma, laptops e desktops, mas realmente utilizamos apenas uma API (Interface de programação de aplicativos) quando desenvolvemos para todos estes dispositivos. Seu jogo funcionará. Ele será capaz de se ajustar desde os dispositivos incrivelmente grandes até os tablets Surface."
  • A Halfbrick utiliza avaliações gratuitas e as converte em downloads pagos. Fruit Ninja é disponibilizado tanto para download pago quanto para avaliação gratuita. Você pode testar o jogo gratuitamente e, se quiser, simplesmente clicar em Purchase (Comprar) - ou, no caso do Fruit Ninja, "cortar" em vez de Comprar) - para habilitar o jogo completo sem downloads adicionais ou reinstalação. Com suporte para avaliações gratuitas, o Windows 8 permite que os criadores de aplicativos poupem tempo e dinheiro, pois elimina a necessidade de criar, testar, depurar e manter duas versões separadas do mesmo aplicativo. Isso também cria uma experiência contínua para o usuário, que pode aproveitar a avaliação e continuar de onde parou após a atualização para a versão completa.

Avaliação de experiência do Fruit Ninja

A Halfbrick é uma das várias desenvolvedoras de jogos que se beneficiaram com o fato de o Windows 8 ter vendido mais de 60 milhões de licenças nos três primeiros meses. A empresa ganhou mais de US$ 100.000 em vendas de aplicativos da Windows Store nos últimos 30 dias. Muitos outros desenvolvedores independentes tiveram sucesso parecido. Por exemplo, a Rebellion alcançou grande sucesso com seu jogo Guns 4 Hire no Windows 8. A receita média por usuário na versão para Windows 8 do Guns 4 Hire foi 75% maior do que em sua segunda plataforma mais popular. A Rebellion tem 40% a mais de downloads no Windows 8. Outro desenvolvedor independente chamado Mudvark lançou seu primeiro título, Mortar Melon, para Windows 8. A Mudvark esperava 3.000 downloads, mas o Mortar Melon foi baixado mais de 250.000 vezes até agora.

Há outras ótimas novas ferramentas disponíveis também. Há algumas semanas, a Unity lançou sua versão beta do SDK para o mecanismo de desenvolvimento de jogos Unity 4 para Windows 8, e ficamos felizes em receber os 1,5 milhão de desenvolvedores registrados da Unity para a plataforma do Windows 8. Criadores de jogos já começaram a integrar este SDK aos seus jogos e já existem alguns jogos baseados em Unity na Loja.

Há outros bons motivos para criar jogos no Windows 8:

  • Você pode reutilizar seu código e impulsionar sua experiência em desenvolvimento de jogos. Geralmente, isso terá menos de 15% do custo original em termos de código para levar a experiência de uma plataforma Microsoft para outra.
  • Ótimas ferramentas de desenvolvimento, incluindo os novos modelos do Visual Studio que aumentarão a velocidade de desenvolvimento do jogo.
  • Novos fatores forma, métodos de entrada e modelos flexíveis de empresas para os seus jogos, combinados com um SDK que permite a você escrever seu jogo uma vez e rodá-lo em qualquer dispositivo Windows 8.

Para melhorar a experiência de portar seu jogo para o Windows 8, atualizamos recentemente a seção Developing Games do Centro de Desenvolvimento do Windows e incluímos novas orientações para configurar seu ambiente de desenvolvimento de jogo, portando do DX 9 para o DX 11.1, e portando do OpenGL para o DX 11.1.

Que os jogos comecem

--Ben Thompson, gerente de marketing parceiro

  • Loading...
Leave a Comment
  • Please add 2 and 6 and type the answer here:
  • Post